Voltando aos poucos

Depois de mais de 5 anos distante daqui, eu resolvi voltar. Durante muito tempo eu recebi notificações de comentários, curtidas, monitorei acessos e me perguntei se eu deveria deletar este blog ou esperar mais um pouco. Nesse tempo de espera eu escrevi, sempre que precisei, em outros espaços virtuais como Medium e Linkedin. Percebi que que neles minha escrita não fazia tanto sentido sentido, e que o bom e velho blog era constantemente acessado e cumpria melhor a função de reunir os escritos. Foi a partir dessa percepção que eu voltei e agora pretendo atualizar tudo por aqui.

Quais seriam os planos daqui pra frente? vou reformular o design, incluir sessões adequadas ao que me interessa hoje: temas relacionados ao conhecimento histórico e político sobre questões urbanas e sobre fotografia analógica.

Farei entre fevereiro e março uma série de postagens com textos publicados em outras plataformas. Pretendo incluir um link para a postagem original e as datas em que foram publicadas.

Vou manter os valores iniciais: minha escrita labiríntica, pouco cuidado com revisão e formatação, experimentações e processos inacabados com fotografia.

Fotografia?

Quando eu iniciei minha pesquisa de mestrado sobre os espaços públicos em Belo Horizonte (1897-1930), ampliando uma rotina de escritas acadêmicas, senti a necessidade de construir um espaço para preservar uma escrita mais livre e informal. Paralelamente eu estava explorando a cidade com uma câmera analógica Pentax K1000, tentando acumular registros que servissem para contar uma história pessoal do que seria minha incursão na pesquisa acadêmica.

De lá pra cá eu me tornei mestre e doutor em história. Fotografei mais de 500 rolos de filme, rodei um bom número de cidades em diferentes países. As duas coisas, embora não se comuniquem formalmente (eu nunca pesquisei história da fotografia!), andam lado a lado. Então, sem explicar muito como será a conexão entre a prática de históriador e fotógrafo, seguiremos postando.

Comentários serão sempre respondidos!

 

 

Deixe um comentário