Populares na cidade: vivências de trabalho e lazer

Saiu pela editora Ideia, de João Pessoa (PB), o livro “Populares na cidade: vivências de trabalho e lazer”, organizado por Antônio Clarindo Barbosa de Souza (UFCG). A publicação traz seis artigos que abordam experiências diversas relacionadas ao trabalho e ao lazer no espaço urbano. Belém, Teresina, Fortaleza, Campina Grande, Aracajú e Belo Horizonte são as cidades abordadas por oito autores a partir de diferentes fontes e perspectivas teórico metodológicas como uso de relatos orais, da literatura, das fontes hemerográficas, judiciais e oficiais do poder público.

Tive a honra de contribuir com o artigo “Praça Sete de Setembro: os populares no espaço público e a construção de lugares identitários em Belo Horizonte”, que é o última publicação feita a partir das pesquisas que realizei na graduação sobre a Praça Sete de Setembro.

Destaco, no entanto, a apresentação do livro e a contribuição do organizador, Antônio Clarindo, com o texto “Por uma vida menos infame”. Clarindo tem uma produção muito importante sobre a cidade de Campina Grande e o estado da Paraíba. Desde que nos conhecemos no II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-EST – “Cidade, Cotidiano e Poder”, ele tem sido o meu link para uma produção acadêmica muito interessante que aborda as cidades do nordeste e amplia o debate sobre a experiência urbana e urbanística no Brasil.

Veja o sumário e leia a apresentação do livro (a digitalização ruim é minha culpa). Se tiver interesse no material, entre em contato com a editora Ideia:

Deixe um comentário