Desalojamentos forçados em BH para Copa do Mundo? não…

“Estou particularmente preocupada com o que parece ser um padrão de atuação, de falta de transparência e de consulta, de falta de diálogo, de falta de negociação justa e de participação das comunidades afetadas em processos de desalojamentos executados ou planejados em conexão com a Copa e os Jogos Olímpicos” – Raquel Rolnik (fonte)

Fiquei estarrecido com a matéria que li hoje cedo sobre o Comitê de BH da Copa 2014 rebatendo a relatora especial da ONU para Moradia Adequada, Raquel Rolnik.

Mais impressionado ainda em saber que o filho do nosso querido prefeito Marcio Lacerda é o presidente do tal comitê.

Assim como todos os outros prefeitos na história da cidade, Marcio Lacerda de maneira muito mais intensa vem trabalhando pelos interesses privados do setor imobiliário, e fazendo rir de felicidade as empreiteiras envolvidas nas grandes obras da capital.

Violando os interesses públicos, Marcio Lacerda tenta regulamentarizar espaços de lazer na cidade tornando-os lucrativos para os cofres públicos, vende ruas e áreas públicas e justifica desapropriações violentas de ocupações urbanas afim de garantir o bom funcionamento do setor imobiliário.

Se não bastassem todas as arbitrariedades cometidas em nome do progresso e do desenvolvimento da cidade de Belo Horizonte, o nomeado para presidente do Comitê de BH para Copa é seu filho, outro Tiago Lacerda.

Como ele reagiria à acusação de  praticar desalojamentos e deslocamentos forçados e a violação dos direitos humanos em BH? Simples, dizendo que a relatora da ONU está enganada.

28/04/2011 – 17h40

Comitê de BH da Copa 2014 desconsidera acusação feita pela ONU

Guyanne Araújo

Em Belo Horizonte

Tiago Lacerda (1º à esquerda) diz que remoções de moradores para obras da Copa 2014 vão continuar

Presidente do Comitê Executivo Organizador da Copa do Mundo de Belo Horizonte, Tiago Lacerda, rebateu a relatora especial da ONU para a Moradia Adequada, Raquel Rolnik, que incluiu a capital mineira entre as cidades-sedes da Copa do Mundo a praticar desalojamentos forçados que estariam violando os direitos humanos.

De acordo com Tiago Lacerda, o Comitê Executivo Organizador da Copa do Mundo em Belo Horizonte não levará em consideração a informação da relatora. “Não tem nada. Ela solicitou paralisação de remoção. Nada disso vai ser feito aqui. O que ela falou para a gente, não vamos nem considerar”, ressaltou.

Ao rebater as acusações da relatora ele ainda disse enfático: “Ela está enganada em relação aos dados que ela falou de Belo Horizonte”. Tiago Lacerda fez essas declarações após o almoço oferecido a 300 trabalhadores das obras no Mineirão, na tarde desta quinta-feira. Ele representou ainda o prefeito no evento.

A relatora revelou em sua análise que já foram feitos vários despejos de inquilinos sem que se tenha dado às famílias tempo para propor e discutir alternativas. Segundo informações do site da ONU, Raquel afirmou que enviou uma carta ao governo brasileiro, em dezembro, mas que ainda não recebeu resposta. Para Rolnik, a divulgação do comunicado deverá abrir um debate sobre as alegações.

Segundo a relatora as comunidades afetadas estariam em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza. Na capital mineira, Raquel Rolnik afirmou que cerca de 2,6 mil famílias estariam sendo ameaçadas com a remoção.

Segundo Tiago Lacerda, esse número a que Raquel se referiu é de obra do anel rodoviário que nem está na matriz de responsabilidade da Copa. “Não tem nada a ver com Copa do Mundo. Todas as remoções estão sendo feitas para obras que estão na matriz de responsabilidades seguem estritamente a legislação. Peritos avaliam os imóveis e os moradores são pagos da forma como é determinada pela Justiça”, garantiu.

 

Anúncios
Etiquetado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s