“Copenhague era assim 30 anos atrás”

Vi hoje que o prefeito de Copenhague, Frank Jensen, topou o desfio de dar um passeio de bicicleta por São Paulo. Ele veio ao Brasil para participar do evento C40 (Grupo de grandes cidades empenhadas em combater as mudanças climáticas).

Acompanhei tudo através dos canais de notícias na internet. Sem nenhuma grande análise sobre o assunto, só posso dizer que os comentários do prefeito sobre a aventura de andar de bicicleta em São Paulo me deixaram pessimista quanto a realidade brasileira:

“Eu sentiria medo de andar de bicicleta todos os dias em São Paulo. Não me sinto seguro dividindo espaço com os carros. É muito difícil andar de bicicleta aqui”

Não sou paulista, mas sei que os paulistanos realmente tem medo!

“Copenhague era assim 30 anos atrás e nós investimos muito para tornar a bicicleta um meio de transporte fácil e seguro.”

Se São Paulo está 30 anos atrás de Copenhague, não quero nem saber o tamanho do atraso de Belo Horizonte.

por Andy Singer

Veja o post anterior sobre a gestão do transporte público e do trânsito em Belo Horizonte. Vale a pena ver o quanto o pensamento dos gestores públicos interfere no desenvolvimento da cidade. Kassab e Marcio Lacerda, por exemplo, estão longe de fazer qualquer passeio de bicicleta na cidade se não for para um nobre interesse como melhorar a imagem entre os eleitores e somar votos.

Anúncios
Etiquetado , ,

2 pensamentos sobre ““Copenhague era assim 30 anos atrás”

  1. […] originalmente no blog Deslocamentos. Você poderá gostar também de: Mapeamento ajudará ciclista a escolher melho… […]

  2. Deivison disse:

    Carlão,
    tive a oportunidade de conhecer Copenhagen ano passado. Não sei como era há 30 anos, mas pelo que vi, dúvido que a cidade fosse algo próximo da megaloucura que é SP. A começar pelo tamanho da cidade e quantidade de habitantes. Nosso problema, no Brasil, é bem mais complexo. Mas de fato, não há como acreditar no esforço político para amenizar a situação por aqui. Seria ótimo poder pedalar até o trabalho, como vi em Copenhagen. Por lá, os engarrafamentos também ocorrem às 7 da manhã, mas na ciclovias! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s