Acervo da Comissão Construtora da Nova Capital de Minas Gerais

A Comissão Construtora da Nova Capital era chefiada pelo engenheiro Aarão Reis e compunha-se de uma equipe de engenheiros, arquitetos e urbanistas, cujos trabalhos estenderam-se entre os anos de 1894 e 1897, data da inauguração da cidade.

Seu acervo é bem conhecido por historiadores que pesquisam temas referentes ao desenvolvimento da cidade nos termos urbanístico, político, social e cultural. Muitos trabalhos interessantes foram produzidos com as fontes que o acervo oferece.

Hoje uma parte grande da documentação preservada e digitalizada entre 2001 e 2004 está disponível on line no portal http://www.comissaoconstrutora.pbh.gov.br/ e conta com um sistema de busca próprio que oferece aos pesquisadores, estudantes e público em geral acesso a todo o acervo documental gerado pela Comissão criada pelo governo de Minas Gerais, Brasil, em fins do século XIX, para planejar e construir a capital Belo Horizonte.

Aqui você também pode conferir a transcrição de um documento que consegui através da ferramenta de busca. Trata-se de uma carta enviada à Comissão Construtora da Nova Capital questionando as desapropriações do terreno usado na construção da cidade.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s