Books Ngram Viewer útil em pesquisas históricas

Repasso a dica do Historiador Renato Venâncio (UFMG) publicada no site da Revista de História da Biblioteca Nacional sobre o Books Ngram Viewer, que é um serviço de buscas na base dados de livros digitalizados pelo Google entre 1500 e 2000. Os resultados são visualisados em gráfico do tipo timeline do período onde estes termos são registrados nos livros e a quantidade de vezes em que eles aparecem. O serviço está disponível apenas em inglês e sua base de dados ainda não conta com títulos em português, mas veja a seguir uma possibilidade de uso interessante apontada pelo historiador:

Tiradentes no Books Ngram Viewer 

Através de nova ferramenta de busca, disponibilizada pelo Google Labs, é possível conhecer a repercussão internacional da História do Brasil. – Renato Venâncio

Há alguns meses, o Google Labs disponibilizou uma nova ferramenta de pesquisa. Trata-se do Books Ngram Viewer. Esse serviço permite a procura, por meio de palavras-chave, em livros publicados entre 1500 e 2008. É possível realizar buscas em diferentes idiomas, mas, infelizmente, os livros publicados em português não estão indexados, salvo quando há confusão com espanhol, francês ou inglês.

Apesar de não permitir a recuperação da informação na bibliografia brasileira, o Books Ngram Viewer não deixa de ser interessante para a pesquisa histórica nacional. Podemos, por exemplo, identificar a repercussão internacional de alguns de nossos personagens emblemáticos. Para isso, basta escrever, por exemplo, o nome de “Tiradentes” no campo do sistema de busca e clicar no “search lots of books”; no sentido de identificar a tendência geral, sugere-se selecionar o período de 1789 a 2008, a partir da média móvel (“with smoothing”) de número 20.
O resultado da busca é apresentado na forma de um gráfico, indicando a evolução das incidências ao longo do tempo. Abaixo dos gráficos é apresenta uma linha do tempo em azul, facultando o acesso aos livros ou ao menos a sua referência bibliográfica. A pesquisa em livros franceses é bastante interessante. Como é possível notar, na década de 1870, há um aumento de citações textuais francesas a respeito de “Tiradentes”, reforçando e dando um aval europeu ao nascente debate republicano brasileiro que elegeu esse personagem como herói nacional. O mesmo é observado em livros publicados em espanhol, sugerindo conexões entre a construção da imagem do herói brasileiro em relação a casos semelhantes da América Latina. No que diz respeito aos livros ingleses e norte-americanos, o resultado também é significativo. Tiradentes está presente até mesmo em manuais escolares de história moderna, como opublicado em 1845, na cidade de Nova Iorque.

Aliás, em todos esses levantamentos, é possível refinar a pesquisa, através de comparações. Para isso, basta incluir vírgula após o nome de “Tiradentes” e escrever, por exemplo, “Dom Pedro I”. Nessa caso, selecionamos o período de 1870  a 1889 e utilizamos média móvel 1. Como é possível observar, “Tiradentes” e “Dom Pedro I” disputam a primazia de raras citações em livros franceses. Nos cinco anos anteriores ao 15 de novembro de 1889, o primeiro leva uma pequena vantagem sobre o segundo. Situação bem diferente ocorre nos livros publicados em inglês. O proclamador da Independência é bem mais citado do que o herói da Inconfidência mineira.

Como se vê, essas pesquisas em muito contribuem para explicar a formação da imagem do Brasil no exterior. Por isso mesmo, cabe perguntar em que medida as diferentes recepções dos “heróis nacionais” influenciaram o comportamento diplomático dos mencionados países.

Link para publicação orignal: http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=3802

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s