Contribuições à Crítica em Arquitetura e Urbanismo na América Latina: reflexões sobre os 25 anos de SAL e projetos para o século XXI

A realização do Seminário de Arquitetura Latino-americana (SAL) iniciou-se em 1985 com o Encontro de Arquitetos Latino-americanos, no marco da I Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, apoiado pelo Centro de Arte y Comunicación e a revista de arquitetura Summa. A partir de então tem sido organizado, por universidades latino-americanas: em Buenos Aires, Argentina (1986); Manizales , Colômbia, (1987); Tlaxcala, México ( 1989); Santiago , Chile ( 1991); Caracas, Venezuela ( 1993); São Paulo e São Carlos , Brasil ( 1995); Lima , Peru ( 1999); San Juan , Porto Rico ( 2001); Montevidéu , Uruguai ( 2003); Oaxtepec , México (2005), Concepción , Chile ( 2007) e cidade do Panamá , Panamá ( 2009).

O grupo de arquitetos fundadores do SAL buscou promover coletivamente uma reflexão crítica sobre a arquitetura latino-americana a partir do eixo identidade e modernidade, neste período marcado pela redemocratização de alguns países do continente e pela permeabilidade crescente de ideais neoliberais nas políticas culturais vigentes.

Essa reflexão crítica resultou em linhas de pensamento e formas de projetar a arquitetura que refletiram uma posição crítica perante a história, a cidade, a paisagem, os sistemas e materiais construtivos. Ao longo de suas edições, o SAL ampliou-se consideravelmente quanto ao número de participantes e abrangência temática em resposta às principais questões urbanas que atingem as cidades latino-americanas. Agora, em 2011, a programação das palestras propõe refletir o percurso dos 25 anos do SAL e indagar sobre as contribuições dos seminários para a construção de um pensamento crítico em arquitetura e urbanismo na América Latina, tanto no campo disciplinar, quanto na ampliação de sua função social. Busca-se, também, incentivar as novas gerações de arquitetos e urbanistas a contribuírem no evento.

A programação das palestras e comunicações orais organiza-se em três eixos temáticos (Espaço Público e Cidadania; Patrimônio e Cultura; Infraestrutura, Ambiente e Moradia), nas quais serão apresentadas e debatidas pautas e linhas de pensamento crítico sobre a arquitetura e o urbanismo na (da) América Latina, bem como para o milênio.

O XIV SAL está direcionado a arquitetos e urbanistas, acadêmicos e/ou profissionais, historiadores, sociólogos, antropólogos, engenheiros, geógrafos e outras disciplinas com interfaces nos eixos propostos. Serão aceitas comunicações de trabalhos acadêmicos, assim como análises críticas de projetos ou obras de arquitetura e urbanismo executados.

PRAZOS

Envio dos resumos: até 30 de abril de 2011.

Notificação das comunicações aceitas: 30 de junho de 2011.

Envio do texto integral das comunicações aceitas: 30 de agosto de 2011

Site do evento

http://www.iar.unicamp.br/xivsal/index.htm

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s