100 livros com “cidade” no título – um roteiro inicial

Em 2009 o Núcleo de Estudos Sobre Cidades e Culturas Urbanas (Neccurb) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra listou 100 obras com a cidade no título. Constam na lista títulos acadêmicos e literários. Vale a pena conferir!

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 pensamentos sobre “100 livros com “cidade” no título – um roteiro inicial

  1. Ótimas indicações.

    Esse movimento do pensamento, que atravessa a cidade, suas ocupações sociais, lúdicas, políticas e existenciais, está se fazendo urgente.

    Não sei se já temos muita produção consistente ou mais aprofundada sobre os últimos acontecimentos em Belo Horizonte: da Praia da Estação ao Soul Music, das Torres Gêmeas às performances urbanas.

    Há a dissertação de Marcelle Ferreira Louzada, Corpopaisagem: dança e experimentação urbanas.

    Abraços

    • Garrocho, concordo com você! o pensamento sobre a cidade deve se aproximar mais do cotidiano e dos reais problemas da sociedade. Aproximar o olhar sem perder a noção do conjunto, sem superficializar o espaço e as interações possíveis.
      Quanto a produção sobre Belo Horizonte, acho que poderiam ser mais cultivadas pensando não só na atuação dos sujeitos no espaço mas também na interferência na dinâmica do espaço. As cidades não são só palco das ações do homem, já que o que fazemos nos espaços urbanos refletem no seu próprio desenvolvimento. Seria o caso de Belo Horizonte se pensarmos justamente da Praia da Estação ao Quarteirão do Soul, incluindo as ocupações urbanas e o extinto Domingo 9 1/2. Isso não passa pela cidade sem deixar marcas que afetam efetivamente os seus habitantes.
      Abraços

  2. […] apresentação “Cem livros com cidade no título” motivou a compartilhar algumas referências dos meus estudos. Tentarei manter o post atualizado, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s