Recuperando um arquivo: Herman Hugo Graeser – IPHAN | XI Prêmio Funarte de Fotografia (2010)

Vou compartilhar com vocês o e-mail que recebi do colega Eduardo Costa, arquiteto, fotografo e pesquisador, doutorando em História no Programa de Pós-graduação da Unicamp com pesquisa relacionada a formação do arquivo de fotografias do IPHAN. Ele divulga a publicação mensal de uma série de entrevistas com profissionais do IPHAN, realizadas a partir do Prêmio Funarte de Fotografia, que recebeu em 2010 na categoria produção de conhecimento. Gostei da iniciativa de publicar as entrevistas no site pois multiplica as possibilidades de acesso ao material.

Logo abaixo, mais informações e o link direto para o site:

Caros Pesquisadores,

No ano de 2010, fui contemplado com o XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (categoria “produção de conhecimento”), com o projeto: “Recuperando um arquivo: Herman Hugo Graeser – IPHAN”.

Este projeto teve como objetivo entrevistar uma série de profissionais ligados diretamente ao IPHAN, afim de melhor compreender a formação do arquivo de fotografias da regional de São Paulo. E, ainda, o importante papel exercido pelo primeiro fotógrafo contratado pelo Instituto, Herman Hugo Graeser. Se as cartas de trabalho trocadas entre Mário de Andrade e Rodrigo Mello Franco de Andrade são reveladoras da importância assumida pela fotografia durante o dia a dia da instituição, estas entrevistas buscaram melhor investigar as práticas, procedimentos, problemáticas e uma diversidade de questões ligadas à documentação fotográfica e à política de arquivo desta instituição. Assim, buscou-se contribuir com a reflexão crítica da memória oficial do patrimônio brasileiro, a partir do IPHAN, e com a nossa cultura visual.

A fim de torná-las públicas, publicarei, entre os meses de março e julho, as seis entrevistas realizadas, no seguinte endereço:

http://www.eduardocosta.arq.br/marcferrez.htm

Neste mês, a entrevista é com Anita Hircshibruch, fotógrafa e responsável pelo setor de arquivo de fotografias do IPHAN/SP.

Ressalto que estas entrevistas fazem parte de um projeto maior que envolve meu doutorado, em curso desde março de 2010, no IFCH da Unicamp, sob orientação da Drª. Iara Lis Schiavinatto.

Finalmente, agradeço a Funarte por este prêmio e por esta iniciativa.

Cordialmente,

Eduardo Costa.
www.eduardocosta.arq.br

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s