Começando

Olá, como este é o primeiro post do blog, vou tentar explicar um pouco como surgiu a ideia de escrever sobre a atividade principal que exerço: trabalho com história da cidade, dos espaços urbanos e do patrimônio cultural.

As atividades acadêmicas são constantemente acusadas de serem descoladas da realidade, fechadas em um outro mundo onde o que se escreve não se aplica ou se pratica. Não posso afirmar que não existe um abismo entre conhecimento acadêmico especializado e prática profissional, mas posso dizer que um equívoco tem sido disseminado e sustentado pela a ideia de que o conhecimento gerado nas instituições acadêmicas é uma tradição nobre e deve ser restrita.

Eu já perdi a conta de quantas vezes fui abordado com perguntas sobre o que um historiador faz além de ensinar história e, pasmem, já fui indagado até por outros historiadores e profissionais das ciências humanas. Acho que não é exagero dizer que tornamos regra a falta de informação e, muitas vezes, buscamos um distanciamento da realidade e o esvaziamento da função social das atividades que exercemos. E digo não somente em relação ao historiador, mas às demais áreas do conhecimento.

Desconhecemos muito nosso campo de trabalho e, mais ainda, o campo de trabalho do outro. Não sabemos como integrar nossa vida profissional à sociedade em que vivemos. Não sabemos expor a relevância social do que fazemos e, muito menos, convocar debate em torno das ideias advindas das nossas atividades.

Pensando que a internet pode ser um ótimo mecanismo de divulgação e exposição do que tenho pensado sobre política e cultura urbana, resolvi criar este blog com intuito de compartilhar produções, referências e pontos de vista.

Este é um blog escrito por um historiador de formação e profissão, bacharel e licenciado sem nenhuma barreira entre pesquisa e ensino. Levo tudo que tenho dentro do escritório para rua e para a vida, que está indissociável do trabalho. As problemáticas referentes ao ofício do historiador são sociais, sobretudo humanas e, no meu caso, a rua e o cotidiano tendem a ser parte cada vez maior disso tudo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s