A praça no centro do debate: desenho social, político e cultural dos espaços públicos.

ALEX, Sun. Projeto da Praça: Convívio e exclusão no espaço público. São Paulo: Editora SENAC, 2008, 291p.

Praças, parques e jardins no contexto dos centros urbanos remetem diretamente às questões do espaço público e da vida pública, que por sua vez, nos dizem sobre acessibilidade e apropriação desses espaços que são concretos e referem-se à política e a cultura. A praça no Brasil caracteriza-se como espaço público, coletivo e multifuncional.

Em Projeto da Praça: convívio e exclusão no espaço público (2008), Sun Alex, doutor em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) faz uma análise de seis praças localizadas na cidade de São Paulo, relacionando a influência do paisagismo norte-americano no desenho dos espaços públicos brasileiros. Propõe, com lucidez, alternativas para ampliação de uso, acesso e integração com o entorno.

Sun Alex presume “que o convívio social no espaço público está intimamente relacionado às oportunidades de acesso e uso”, e exerce procedimentos habituais do ofício de arquitetos, urbanistas e paisagistas, incluindo pesquisa histórica, análise do contexto, levantamento da situação existente, observação de usos, identificação de conflitos entre projeto e uso, elaboração de alternativas e verificação de propostas. O autor deixa evidente a importância instrumental do uso do desenho e da fotografia para registro e reprodução, e como fonte para reflexão sobre usos e acessos atuais, entorno e tecido urbano, projeto e não conformidades das praças analisadas, para possibilitar a representação de suas propostas alternativas de intervenções que visam melhorar os aspectos negativos das praças analisadas.

Localização das seis praças analisadas por Sun Alex - Largo do Arouche (adaptação do jardim público do início do século XX), Praças Dom José Gaspar (concluída em 1944), Júlio Prestes (1999), da Liberdade (1975), Santa Cecília (1983) e Franklin Roosvelt (1970).

Especialista em paisagismo e com experiência profissional fora do Brasil, Alex recorre à história para evidenciar a importância política e social da praça pública em relação aos jardins tradicionais e aos parques modernos. Por isso, cabe destacar o elaborado estudo da evolução e concepção de praças no continente europeu e norte-americano que perpassam os três primeiros capítulos que discutem o conceito de praça; a noção de espaço público como algo inerente à praça; a ênfase na ecologia em detrimento da preocupação com a sociabilidade.

Alex Sun entende que os espaços públicos são adaptáveis, e concorda que seus atributos são aqueles que têm relação com a vida pública, como o lugar da sociabilidade e do exercício da convivência, e que o espaço público deve ser visto como um conjunto indissociável das formas assumidas pelas práticas sociais.

Considerando a importância de considerarmos a dimensão polissêmica do termo espaço público e sua importância para vida social, posso afirmar que a defesa do equilíbrio entre função, forma e cultura no projeto da praça brasileira é devidamente tratada nesta obra, e pode servir como referência para indivíduos – especialistas ou não – que queiram pensar criticamente a formação e apropriação dos espaços da cidade.

Este material é o resumo de uma resenha crítica aprovada para publicação no portal Vitruvius. publicada no portal Vitruvius.

About these ads
Etiquetado , , , , ,

6 thoughts on “A praça no centro do debate: desenho social, político e cultural dos espaços públicos.

  1. luhaefeli disse:

    Olá Carlos
    Adorei encontrar seu blog.
    Vou defender tese sobre espaços público, entre eles as praças, aqui de Ribeirão.
    Vou aproveitar muito sua visão de historiador.

    Nos teclamos.

  2. […] Sun. Projeto de Praça. São Paulo: SENAC, 2008. resenha do livro by @Carlão126 (o […]

  3. roni disse:

    muito bom aprender cada dia nesse blog ainda mais com vc ne carlao. saudades!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 247 outros seguidores